O Consolador Prometido

Se me amais, guardai os meus mandamentos; e eu rogarei a meu Pai e ele vos
enviará outro Consolador, a fim de que fique eternamente convosco: - O Espírito
de Verdade, que o mundo não pode receber, porque o não vê e absolutamente o não
conhece. Mas, quanto a vós, conhecê-lo-eis, porque ficará convosco e estará em
vós. Porém, o Consolador, que é o Santo Espírito, que meu Pai enviará em meu
nome, vos ensinará todas as coisas e vos fará recordar tudo o que vos tenho dito.
Jesus (João, cap. XIV, vv. 15 a 17 e 26.)

Participe da enquete

Responda a pergunta: Você já leu O Livro dos Médiuns?



segunda-feira, 29 de março de 2010

Quem foi Chico Xavier

Como um homem pobre de saúde frágil conseguiu ter tanta força? O que havia por trás dos óculos, da peruca e da voz mansa que convencia até mesmo os mais incrédulos? Afinal, quem era Chico Xavier? Para cada um, uma resposta.

“Ele veio com uma missão maravilhosa, isso ninguém tem dúvida”, afirma a dona de casa Ana Lúcia Davanzo. “Para mim, ele era simplesmente meu pai”, diz Eurípedes Higino dos Reis, filho de Chico Xavier.

Quem era esse mineiro de pouco estudo?

“Chico Xavier foi o maior paranormal ou o maior sensitivo da história da humanidade”, declara médium Carlos Baccelli. “Ele é um grande professor”, destaca o médium Celso Afonso. “É um marco divisor no espiritismo”, aponta a antropóloga Sandra Stoll.

Que poder tinha esse homem?

“Esse homem veio enviado de Deus”, afirma um homem. “Era o Chico, nosso amigo, nosso apoio para tudo”, comenta um outro senhor.

Que homem foi esse que trazia para as mães o conforto de mensagens dos filhos mortos?

“Ele nos envolvia com tanto amor, com tanto carinho e com uma empatia que ele sofria conosco. Ele nos consolava”, revela a professora aposentada Célia Diniz.

Célia é da mesma cidade de Minas Gerais onde Chico nasceu, Pedro Leopoldo. Ela conheceu o médium quando ainda era criança. Em 1983, ela perdeu o filho, Rangel, com 3 anos de idade, em um acidente banal. Foi a Chico a quem recorreu.

“Eu coloquei os dois braços no joelho, abaixei a cabeça e chorei. Naquele momento, eu fui envolvida por uma paz tão grande, por um bem estar tão grande. As mães que já perderam filhos sabem o que estou dizendo. Aquele nó na garganta, aquele coração como se tivesse mãos de ferro apertando. E naquele momento tudo tinha ido embora”, lembra Célia. “Eu levanto os olhos e ele estava olhando para mim e disse assim: ‘não sou eu, minha filha. É o seu filhinho que chegou aí por trás e te abraçou’”.

Mas não foi só. Chico psicografou mensagens que teriam vindo de Rangel. E a mãe não duvida que as palavras eram do filho. “Eu não precisava de nenhuma prova de que era ele, e ele me deu muitas. A gente encontra na mensagem de Chico os nomes do meu pai, da minha irmã que havia partido em 1972, de uma tia do meu marido que havia partido aos 18 anos, em 1954”, conta.

A vida foi muito dura com ela. Tempos depois, mais uma dor imensa. Veio a morte da filha, Mariana, com 27 anos. Desta vez, Chico já tinha morrido, mas os ensinamentos dele ficaram.

“Acho que o Chico, de alguma forma, amparava minha filha do lado de lá. Então, ele não fez falta, nesse sentido de não estar mais aqui com a gente”, diz Célia.

O maior médium brasileiro deixou um rastro de admiração que resiste ao tempo, aos credos, às teorias científicas. Mas Chico deixou como herança também, um enorme mistério, perguntas sem respostas.


 
Fonte: Globo Repórter

Histórias de Chico Xavier

O espírito de Chico Xavier ainda estaria enviando mensagens do além? Ele teria sido a reencarnação de Allan Kardec? Para tentar entender o enigma Chico Xavier, o Globo News Especial visitou as cidades onde ele viveu, conversou com amigos, discípulos e admiradores do médium mais famoso do Brasil.



Fonte: Globo News

sábado, 27 de março de 2010

O Ambiente do Centro Espírita

Os trabalhos espirituais da casa espírita exigem comportamento digno dos tarefeiros.

Por Francisco Rebouças

É muito importante, que nós, espíritas, estejamos cientes da relevância da nossa participação no equilíbrio fluídico da instituição que frequentamos. Pois, as atividades espirituais, que ali são realizadas, muito dependem da nossa participação efetiva com disposição, boa vontade, preparo e trabalho incessante no aperfeiçoamento individual e coletivo, para que alcancemos êxito e mereçamos cada vez mais a companhia e confiança do mundo espiritual.

Incontáveis são as instruções que os Espíritos Superiores nos transmitem, nas diversas obras espíritas, com a finalidade de nos ajudar a crescer, amar e servir, sempre mais e melhor, e, dentre elas, trazemos as instruções do querido Benfeitor Adolfo Bezerra de Menezes que, abaixo, transcrevemos.

Bezerra de Menezes


Bezerra fala sobre o Ambiente do Centro Espírita


“Um Centro Espírita onde as vibrações dos seus freqüentadores, encarnados ou desencarnados, irradiem de mentes respeitosas, de corações fervorosos, de aspirações elevadas; onde a palavra emitida jamais se desloque para futilidades e depreciações; onde, em vez do gargalhar divertido, se pratique a prece; em vez do estrépito de aclamações e louvores indébitos se emitam forças telepáticas à procura de inspirações felizes; e ainda onde, em vez de cerimônias ou passa-tempos mundanos, cogite o adepto da comunhão mental com os seus mortos amados ou os seus guias espirituais, um Centro assim, fiel observador dos dispositivos recomendados de início pelos organizadores da filosofia espírita, será detentor da confiança da Espiritualidade esclarecida, a qual o levará à dependência de organizações modelares do Espaço, realizando-se então, em seus recintos, sublimes empreendimentos, que honrarão os seus dirigentes dos dois planos da Vida. Somente esses, portanto, serão registrados no Além-Túmulo como casas beneficentes, ou templos do Amor e da Fraternidade, abalizados para as melindrosas experiências espíritas, porque os demais, ou seja aqueles que se desviam para normas ou práticas extravagantes ou inapropriadas, serão, no Espaço, considerados meros clubes onde se aglomeram aprendizes do Espiritismo em horas de lazer”. 1

Assim sendo, precisamos ter os devidos cuidados com as vibrações que disseminamos pelos diversos ambientes da nossa Casa Espírita, procurando participar com alegria e dignidade dos trabalhos realizados sob a inspiração e comando dos Amigos do invisível, mantendo o desejado equilíbrio emocional, cedendo nossos melhores fluidos, tornando-nos instrumentos úteis aos variados e delicados trabalhos que ali se processam.

Seja na tarefa da mediunidade de cura dos enfermos que buscam o auxílio espiritual das casas espíritas para suas enfermidades, seja na tarefa de conversar com as entidades desencarnadas sofredoras, ou ainda na sublime oportunidade de falar da consoladora mensagem espírita através da oratória, precisamos demonstrar principalmente, preparo e fé para estarmos aptos a captar e transmitir pela inspiração que nos serão dadas pelos instrutores espirituais os melhores recursos para a eficácia da tarefa a nós confiadas.

Precisamos ouvir a advertência dos Emissários Celestes da espiritualidade esclarecida que nos recomendam o máximo respeito nas assembléias espíritas, onde jamais deverão penetrar a frivolidade e a indisciplina, a maledicência a intriga, o comércio, o barulho e as atitudes menos dignas de qualquer jaez.

Quando não procedemos conforme nos instruem os Celestes Emissários, estamos nos sujeitando a atrair para tais atividades, e, portanto, para a nossa instituição bandos de entidades hostis, malfeitoras e ignorantes do invisível, que virão interferir de forma negativa nos trabalhos ali realizados, pois, os Espíritos Benfeitores não participam de atividades frívolas nem de ambientes incompatíveis com a prática da verdadeira caridade.


1 Do Livro “Dramas da Obsessão”, de Bezerra de Menezes, psicografado por Ivone A.Pereira - Editado pela FEB .

Fonte: Mundo Espírita

sexta-feira, 26 de março de 2010

O Enigma Chico Xavier

Veja o desafio de jornalistas que tentaram decifrar o enigma Chico Xavier

Como a imprensa lida com um fato sobrenatural que a ciência não consegue explicar?

Há cem anos, nascia na pequena cidade mineira de Pedro Leopoldo o médium mais famoso do Brasil. O Arquivo N presta uma homenagem ao centenário de Chico Xavier.

Para muitos, o médium Chico Xavier foi um santo e para outros foi um grande enigma. Ele psicografou centenas de livros e mensagens, foi indicado para o Prêmio Nobel da Paz e deixou um grande legado de caridade e de amor ao próximo.
 


Fonte: Globo News

quarta-feira, 24 de março de 2010

Chico Xavier no Globo Repórter



Nesta sexta-feira (26/03), no Globo Repórter, a incrível história de Chico Xavier. O maior médium brasileiro deixou um rastro de admiração que resiste ao tempo, ao credo e às teorias científicas.

O fenômeno da psicografia: como explicar essa estranha capacidade?

Você vai conhecer os mistérios que envolvem a trajetória do mineiro que estaria completando 100 anos.

Chico continua vivo na memória e no coração de espíritas e de todos aqueles que viam nele um exemplo de bondade, de humildade e de e espírito cristão.

Confira a chamada do programa abaixo:





Fonte: Globo

segunda-feira, 22 de março de 2010

Trailer do filme Nosso Lar

Trailer do flme ''Nosso Lar'' [Brasil, 2010], com Renato Prieto, Othon Bastos, Rosanne Mulholland, Fernando Alves Pinto. Adaptação do célebre livro psicografado por Chico Xavier. Após a morte do seu corpo físico, médico acorda no mundo espiritual, onde terá que aprender novos valores morais e vencer a saudade. Direção de Wagner de Assis.



sexta-feira, 19 de março de 2010

Errata - Globo Repórter Chico Xavier


Tem sido divulgado por diversos sites e blogs, inclusive por mim mesmo aqui neste blog (dia 15/03), que o programa Globo Repórter falando sobre o médium Chico Xavier, seria apresentado nesta sexta-feira, dia 19/03/2010. 

Verificando nas chamadas que o tema na realidade é outro, eu entrei em contato com a produção do programa para buscar mais informações, para saber se haverá ou não um programa tendo como temática o médium mineiro. Repasso na íntegra o que eles me dissera:

"Agradecemos seu interesse pelo programa sobre o médium Chico Xavier. O Globo Repórter não divulgou que o programa sobre o médium seria exibido no dia 19/03/2010. A edição sobre Chico Xavier será exibida dia 26/03/2010 conforme o previsto."

Cordialmente Rede Globo  

Portanto, na semana que vem, sexta-feira dia 26/03/2010, teremos enfim, o programa dedicado ao venerando médium Chico Xavier.

Aguardemos.

Mensagem de Reflexão


JULGAMENTOS PRECIPITADOS

Quantas vezes já aconteceu?

Um servidor dedicado, após anos de trabalho irrepreensível, comete um deslize. Logo, todos os tantos anos de dedicação são esquecidos.

Sobre ele recaem acusações, desconfianças.

Um amigo de infância, adolescência, juventude, alguém com o qual rimos, choramos, confiamos, comete uma pequena falha.

Diz-nos um não. É o suficiente.

Anos de convivência são sepultados de um só golpe.

Um voluntário, que serve dedicada e perseverantemente meses, anos, sempre sorridente, feliz, um dia, por algo que lhe ocorre e o perturba, se exaspera, fala mais alto.

Logo, tudo que fez até então é esquecido e somente aquele gesto de um momento de irreflexão é apontado, falado, julgado.

São retratos da vida. Ocorrem em muitos lugares.

E nos fazem recordar de uma história muito interessante.

A de um pai que desejava ensinar aos seus quatro filhos a respeito de julgamentos.

Assim, a cada um enviou em uma estação diferente do ano a uma terra distante para observar uma determinada árvore.

O primeiro filho chegou no inverno, o segundo na primavera, o terceiro no verão e o quarto no outono.

O primeiro informou que a árvore era feia, além de seca e toda distorcida.

O segundo disse que, ao contrário, a árvore estava carregada de botões, cheia de promessas.

O outro filho contestou aos dois irmãos e afirmou que viu a árvore coberta de flores. Que elas tinham um cheiro tão doce e eram tão bonitas, que ele arriscaria dizer que eram a coisa mais graciosa que ele jamais havia visto.

Finalmente, o quarto filho falou que a árvore estava tão cheia de frutas, tão carregada de vida, que chegava estar arqueada.

O pai, ponderado, explicou que todos estavam certos, no entanto, cada um deles julgara a árvore exatamente pela época do ano em que a haviam visto.

Na vida, continuou, também é assim. Quase sempre somos precipitados nos julgamentos.

Para julgar com acerto, compete-nos observar com atenção, colher informações detalhadas.

------------

Dessa forma, não julguemos situações e pessoas por um momento apenas.

Consideremos que todos passamos pelos dias desolados do inverno. Dias de tristeza, de solidão, de problemas superlativos.

Nessa estação da vida, parecemos árvores de galhos retorcidos.

Contudo, quando a esperança faz morada na intimidade, carregamo-nos de promessas, de botões prontos a explodirem em flores.

Então, acenamos com cores vibrantes, flores perfumadas, graciosas que, logo mais, se transformarão em produção abundante de frutos.

Pensemos nisso e não façamos julgamentos precipitados de situações, de pessoas, de companheiros, de amigos.

Verifiquemos, antes, em que estação do ano estagia a alma de quem vamos julgar.

E, se descobrirmos que o inverno envolve aquela criatura, estendamos a contribuição do sol da nossa amizade, o adubo do nosso auxílio, a proteção do nosso carinho.

Pensemos nisso.

Equipe Redação do Momento Espírita

Consequências do Passado


1- Como podemos compreender os resultados de nossas existências anteriores?

-Para compreender os resultados das existências anteriores, baste que o homem observe as próprias tendências, oportunidades, lutas e provas.

2- Como entender, na essência, as dívidas ou vantagens que trazemos de existências passadas?

-Estudos que efetuamos corretamente, ainda que terminados há longo tempo, asseguram-nos títulos profissionais respeitáveis. Faltas praticadas deixam azeda sucata de dores na consciência, pedindo reparação. Se plantarmos preciosa árvore, desde muito, é natural venhamos a surpreende-la, carregada de utilidades e frutos para os outros e para nós. Se nos empenhamos num débito, é justo suportemos a preocupação de pagar.

3- Qual a lição que as horas nos ensinam?

-Meditemos a simples lição das horas. Comumente, durante a noite, o homem repousa e dorme; em sobrevindo a manhã, desperta e levanta-se com os bens ou com os males que haja procurado para si mesmo, no transcurso da véspera.

-Assim, a vida e a morte, na lei da reencarnação que rege o destino.

4- Qual a situação moral da alma no túmulo e no berço?

-No túmulo, a alma, ainda vinculada ao crescimento evolutivo, entra na posse das alegrias e das dores que amontoou sobre a própria cabeça; no berço, acorda e retoma o arado da experiência, nos créditos que lhe cabe desenvolver e nos débitos que está compelida a resgatar.

5- Em síntese, onde permanece, espiritualmente, a criatura reencarnada?

-Cada criatura reencarnada permanece nas derivantes de tudo o que fez consigo e com o próximo.

6- Qual a explicação lógica das enfermidades congênitas?

-Os grandes delitos operam na alma estados indefiníveis de angústia e choque, daí nascendo a explicação lógica das enfermidades congênitas, às vezes inabordáveis a qualquer tratamento.

7- O que ocorre aos suicidas nas vidas ulteriores?

-Suicidas que estouraram o crânio ou que se entregaram a enforcamento, depois de prolongados suplícios, nas regiões purgatórias, freqüentemente, após diversos tentames frustrados de renascimento, readquirem o corpo de carne, mas, transportam nele as deficiências do corpo espiritual, cuja harmonia desajustaram. Nessa fase, exibem cérebros retardados ou moléstias nervosas obscuras.

8- E os protagonistas de tragédias passionais?

-Protagonistas de tragédias passionais, violentas e obscuras, criminosos de guerra, aproveitadores de lutas civis, que manejam a desordem para acobertar interesses escusos; exploradores do sofrimento humano, caluniadores, empreiteiros do aborto e da devassidão e malfeitores outros, que a justiça do mundo não conseguiu cadastrar, voltam à reencarnação em tribulações compatíveis com os débitos que assumiram e, muitas vezes, junto das próprias vítimas, sob o mesmo teto, marcados por idênticos laços consangüíneos, tolerando-se mutuamente, até a solução dos enigmas que criaram contra si mesmos, atento ao reequilíbrio de que se vêem necessitados, ou sofrem a pena do resgate preciso em desastres dolorosos, integrando os quadros inquietantes dos acidentes em que se desdobra o resgate do Espírito reencarnado, seja nos transes individuais ou nas provações coletivas.

9- E aos cúmplices de erros e enganos?

-As grandes dificuldades não caem exclusivamente sob os suicidas e homicidas comuns. Quantos se fizeram instrumentos diretos ou indiretos das resoluções infelizes que adotaram são impelidos a recebe-los nos próprios braços, ofertando-lhes o recinto doméstico por oficina de regeneração.

10- O que ocorre àqueles que provocaram o suicídio de alguém?

-Se levianamente provocamos o suicídio de alguém, é possível que tenhamos esse mesmo alguém, muito em breve, na condição de um filho-problema ou de um familiar padecente; requisitando-nos auxílio, na medida das responsabilidades que assumimos na falência a que se arrojou.

11- Que acontece aos que impelem o próximo à falência moral?

-Se instilamos viciação e criminalidade em companheiros do caminho, asfixiando-lhes as melhores esperanças na desencarnação prematura, é certo que se corporificarão, de novo, na Terra, ao nosso lado, a fim de que lhes prestamos concurso imprescindível à reeducação, na pauta dos compromissos a que nos enredamos, ao precipita-los nos enganos terríveis de que buscam desvencilhar-se, abatidos e desditosos.

-Nas mesmas circunstâncias carreamos em nós, enraizadas nas forças profundas da mente, os bens ou os males que cultivamos.

12- E o que ocorre aos desencarnados que malbarataram os tesouros da emoção e da idéia?

-Quando desencarnados, não fugimos à lei de causa e efeito.

-Se malbaratamos os tesouros das emoções e dos pensamentos na Terra, deambulamos nas esferas espirituais por doentes da alma, que a perturbação ensandece, fadados a reaparecer no plano carnal com as enfermidades conseqüentes, a se entranharem nos tecidos orgânicos, que nos compõem a vestimenta física.

13- E àqueles que se entregam aos desequilíbrios do sexo?

-Nessas condições, o porvir esboça-se, nebuloso, apontando-nos graves lições de refazimento e resgate.

-Se abraçamos desequilíbrios de sexo, agravados com padecimentos alheios por nossa conta, agüentamos inibições genésicas, muitas vezes, com o cansaço precoce e a distrofia muscular, a epilepsia ou o câncer de permeio.

14- E àqueles que perpetram crimes?

-Se perpetramos crimes na pessoa dos nossos semelhantes, eis-nos à frente de mutilações dolorosas.

15- E àqueles que se entregam às extravagâncias da mesa?

-Se nos entregamos à extravagância da mesa, arcamos com ulcerações e gastralgias que persistem tanto tempo quanto se nos perdurem as alterações do veículo espiritual.

16- E àqueles que se afeiçoam ao alcoolismo?

-Se nos afeiçoamos ao alcoolismo ou ao abuso de entorpecentes, somos induzidos à loucura ou à idiotia seja onde for.

17- E àqueles que se empenham em delitos de maledicência e calúnia?

-Se nos empenhamos em delitos de maledicência e calúnia, atravessamos vastos períodos de surdez ou mudez, precedidas ou seguidas por distonias correlatas.

18- As conseqüências de nossos erros se verificam apenas na forma de doenças comuns?

-Não. Além disso, é preciso contar com as probabilidades da obsessão, porquanto, cada vez que ofendemos aos que nos partilham a marcha, atraímos, em prejuízo próprio, as vibrações de revolta ou desespero daqueles que se categorizam por vítimas de nossas ações impensadas.

19- Qual deve ser a nossa atitude perante as provas da vida?

-Diante das provas inquietantes que se demoram conosco, aprendamos a refletir, para auxiliar, melhorar, amparar e servir aqueles que nos cercam.

20- Quais as relações entre o presente, o passado e o futuro?

-Todos estamos no presente, com o ensejo de construir o futuro, mas envolvidos nas conseqüências do passado que nos é próprio. Isso porque tudo aquilo que a criatura semeie, isso mesmo colherá.


Da Obra “Leis Do Amor” - Espírito: Emmanuel
Psicografias: De Francisco Cândido Xavier Dos Capítulos Pares e Waldo Vieira, Dos Capítulos Ímpares.

Contribuição do amigo José Wilton

segunda-feira, 15 de março de 2010

Pré Estréia Chico Xavier O Filme



Uma exibição de “Chico Xavier, o filme”, feita somente para convidados, foi realizada na cidade mineira de Uberaba, na noite desta sexta-feira (12/03).

A produção retrata a infância pobre de Xavier e a descoberta de sua mediunidade. Uma das passagens mais importantes do filme mostra a ocasião em que uma mensagem psicografada pelo espírita foi utilizada em um julgamento.

O longa é dirigido por Daniel Filho (de “Se eu fosse você 2″) e estreia nos cinemas do Brasil dia 02 de abril.

“Foi uma oportunidade de conhecer mais profundamente a vida do Chico e renovar em mim as energias de compaixão e soliedariedade que ele inspira”, afirmou ao Jornal da Globo o ator Ângelo Antônio.

Assista a reportagem completa:

Globo Repórter - Chico Xavier


O programa “Globo Reporter”, da Rede Globo, do dia 19 de março, será inteiramente dedicado a Chico Xavier e contará com a participação do Dr. Nubor Facure, médico, especialista em neurologia, diretor do Instituto do Cérebro de Campinas, e ex-professor titular de neurocirurgia da UNICAMP, pesquisador, escritor e expositor espírita.

O canal Globo News ainda irá reprisar o programa nos dias 20/03 (sábado 09h05) e 21/03 (dom 13h05).

O Mal Não Existe - Albert Einstein

Um vídeo criado por 'New Moment New Ideas Company TV' para o Ministério de Educação e Ciência da República da Macedônia.



Contribuição do amigo Renato Barcellos

terça-feira, 9 de março de 2010

O Evangelho no Lar


"Porque onde estiverem reunidos em meu nome, lá estarei presente." Jesus. (Mateus, 18:20.)

- O que é o Evangelho no Lar?

Evangelho no Lar é uma reunião realizada em um determinado dia e hora da semana, previamente agendado, para uma troca de idéias e experiências sobre os ensinamentos de Jesus, na visão Espírita, em proveito do nosso próprio esclarecimento e do equilíbrio e harmonização espiritual no lar.

É uma prática Cristã que a Doutrina Espírita recomenda, como sendo recurso poderoso contra a obsessão, de grande alcance na limpeza e higiene espiritual do lar, auxilia no auto-descobrimento da criatura humana, leva-nos a uma análise, a uma reflexão sobre a nossa conduta existencial, tendo como referencial o Mestre Incomparável - Jesus, o Modelo e Guia para toda a humanidade conforme questão 625 de O Livro dos Espíritos. 

É um canal de comunicação com Jesus e sintonia com os bons espíritos.

Fazer o Evangelho no Lar, é trazer Jesus para o convívio doméstico.

- Como fazer o Evangelho no Lar?

Primeiramente você deve definir o dia da semana e a hora para esta atividade. Essa definição deve ser muito bem planejada, para que possa ser seguida com muita disciplina e comprometimento da nossa parte. Exemplofazer o Evangelho no Lar, todos os domingos, às 20:30 h, pois, sei que neste dia e nesta hora eu sempre estou em casa, raramente terei compromisso, portanto, não corro o risco de haver imprevistos que me impeçam de me dedicar ao estudo. A frequência pode ser de uma vez na semana.

- Participantes:

Podem e devem participar os seus familiares e amigos, respeitando sempre o direito de cada um em querer ou não participar. Em último caso você também pode fazer sozinho, o importante é realizar o estudo buscando a verdade que consola e liberta.

As crianças também podem participar, mas neste caso, devemos sempre observar o vocabulário utilizado para que elas possam entender o que vamos ler ou falar.

- Duração:

O tempo pode variar de 15 até 30 minutos de duração, mais de 30 minutos o estudo pode se tornar cansativo.

- Roteiro:

Prece inicial: Inicia-se com uma simples e espontânea prece, sem a preocupação de fazer orações decoradas, muito extensas, em que o coração e os sentimentos não participam. Deve ser uma prece do coração e não dos lábios. Deve-se elevar o pensamento até Deus, até Jesus, aos bons espíritos, podemos emendá-la na oração do Pai Nosso.

Exemplo:  Senhor Jesus, estamos aqui reunidos em Teu nome, para o estudo dos teus ensinamentos, das Tuas lições de vida, conforme exposto no Evangelho Segundo o Espiritismo, permita que o bons espíritos nos auxiliem na compreensão e assimilação dos ensinamentos e que eles nos protejam. Pai nosso que estais nos céus...

Após a prece pode-se ler uma pequena mensagem de reflexão, como as mensagens dos livros: Minuto de Sabedoria, Pão Nosso, Fonte Viva, Jesus no Lar, etc.

Leitura: Fazer a leitura de um pequeno trecho da obra O Evangelho Segundo o Espiritismo, com a voz em timbre normal, de forma clara, para que todos possam entender.

O livro poderá ser aberto ao acaso ou ser estudado seqüencialmente. 

Comentários: Os comentários devem ser breves, com a participação de todos, preferencialmente, onde cada um expõe o que entendeu da leitura, com simplicidade, sem fugir do assunto e nem se alongar muito.

Encerramento: A prece de encerramento deverá seguir a mesma orientação da prece inicial, ou seja, deve ser simples e espontânea. Este momento deve ser principalmente o de agradecimento pela oportunidade de estudar o Evangelho de Jesus na visão Espírita, oportunidade que temos de buscar os recursos necessários à nossa reforma íntima, agradecer pela vida, por nossa existência, por tudo que nós temos e pelo que somos.

Não podemos em hipótese alguma nos esquecer dos nossos irmãos aflitos e sobrecarregados, e devemos, em um ato de caridade Cristã vibrar por eles. Vibrar é doar, e todos nós temos algo de bom a dar em favor do próximo: um bom pensamento, uma palavra de carinho, um sentimento de bem que enviamos é doação, é caridade. A importância da vibração está no impulso mental que é dado, na vontade firme e sincera de querer ajudar, na dedicação e amor aos semelhantes e no poder da fé ardente e confiante na ajuda da Divina Providência.

Exemplo: Senhor Jesus, nós queremos Te agradecer, Divino Amigo, pela oportunidade que a vida nos concedeu hoje de estudarmos o teu Evangelho à luz do Espiritismo. Queremos te agradecer a vida, a nossa existência, e pedimos Senhor, por todos os nossos irmãos aflitos, sobrecarregados, tristes, que estão sofrendo, enfrentando as provas e expiações existenciais. Rogamos por todas as crianças, os jovens, as mulheres, os homens, os idosos. Os nossos irmãos que não têm um lar, uma família, que estão nas ruas, os doentes do corpo e do espírito, os famintos, os sedentos, os desempregados. Pedimos pelos homens públicos, autoridades, políticos, governantes. Os que estão internados nos hospitais, retidos nos presídios. Jesus (podemos citar o nome de pessoas que estejam em dificuldades) ajuda a fulano de tal que passa por um grave problema. Se o problema não puder ser solucionado, que ele esteja amparado pelos bons espíritos para enfrentar a situação de cabeça erguida, com coragem, resignação e fé. Pai nosso que estais nos céus...

- Recomendações:

1- Não deve haver qualquer tipo de manifestação mediúnica durante o estudo, pois, o nosso lar, a nossa residência não é o local adequado para essas atividades;
2- Pode-se colocar no local onde será realizado o estudo, na mesa, por exemplo, uma jarra com água limpa, pedindo na prece de encerramento, aos bons espíritos, para que ela seja fluidificada. Ao final reparte-se a água entre os participantes. Sobrando água na jarra, pode-se deixar guardada para ir tomando ao longo da semana;
3- A presença de visitas, não deve ser motivo para suspender o estudo. Neste caso explica-se a vistia o que é o Evangelho no Lar, seus objetivos, propósitos e convidamos para que eles participem concosco, respeitando obviamente, o direito de não aceitarem o convite, porém, neste caso, a visita deverá esperar o final do estudo para partilharem da nossa presença;
4- Para auxiliar na concentração e harmonização da casa, e a própria concentração das pessoas envolvidas, recomenda-se desligar a TV pelo menos uns 10 minutos antes do início do estudo e, se possível, colocar um CD de música clássica, ou instrumental, desde que a música seja calma, suave e tranquilizante, em um volume adequado, nem muito alto, nem muito baixo;
5- Nas obras que integram a chamada coleção Nosso Lar, ditadas pelo espírito André Luiz, psicografadas pelo médium Chico Xavier, encontraremos o relato emocionante de como essa atividade é vista e sentida pelo espíritos em geral, a sua importância e abrangência. Os bons espíritos chegam na nossa casa muito antes do início do estudo, para começarem os preparativos necessários na ambiência espiritual: proteção espiritual do lar, harmonização do ambiente, etc. Essa é uma das razões do porque precisamos definir o dia e a hora do estudo, e preferencialmente não cancelar ou transferi os dias, pois, a espiritualidade também precisa se organizar.

Havendo dúvidas, podem entrar em contato comigo pelo meu email.

E finalizando este artigo, de suma importância, segue uma mensagem sobre esta temática, para representar a necessidade, gravidade e importância do culto do Evanelho no Lar:

CULTO CRISTÃO NO LAR

O culto do Evangelho no lar não é uma inovação. É uma necessidade em toda parte onde o Cristianismo lance raízes de aperfeiçoamento e sublimação. A Boa-Nova seguiu da Manjedoura para as praças públicas e avançou da casa humilde de Simão Pedro para a glorificação no Pentecostes. A palavra do Senhor soou, primeiramente, sob o teto simples de Nazaré e, certo, se fará ouvir, de novo, por nosso intermédio, antes de tudo, no círculo dos nossos familiares e afeiçoados, com os quais devemos atender às obrigações que nos competem no tempo.

Quando o ensinamento do Mestre vibre entre as quatro paredes de um templo doméstico, os pequeninos sacrifícios tecem a felicidade comum.

A observação impensada é ouvida sem revolta.

A calúnia é isolada no algodão do silêncio.

A enfermidade é recebida com calma.

O erro alheio encontra compaixão.

A maldade não encontra brechas para insinuar-se.

E aí, dentro desse paraíso que alguns já estão edificando, a benefício deles e dos outros, o estímulo é um cântico de solidariedade incessante, a bondade é uma fonte inexaurível de paz e entendimento, a gentileza é inspiração de todas as horas, o sorriso é a sombra de cada um e a palavra permanece revestida de luz, vinculada ao amor que o Amigo Celeste nos legou.

Somente depois da experiência evangélica do lar, o coração está realmente habilitado para distribuir o pão divino da Boa-Nova, junto da multidão, embora devamos o esclarecimento amigo e o conselho santificante aos companheiros da romagem humana, em todas as circunstâncias.

Não olvidemos, assim, os impositivos da aplicação com o Cristo, no santuário familiar, onde nos cabe o exemplo de paciência, compreensão, fraternidade, serviço, fé e bom ânimo, sob o reinado legítimo do amor, porque, estudando a Palavra do Céu em quatro Evangelhos, que constituem o Testamento da Luz, somos, cada um de nós, o quinto Evangelho inacabado, mas vivo e atuante, que estamos escrevendo com os próprios testemunhos, a fim de que a nossa vida seja uma revelação de Jesus, aberta ao olhar e à apreciação de todos, sem necessidade de utilizarmos muitas palavras na advertência ou na pregação.

Emmanuel / Chico Xavier

Resultado da Enquete

Encerrada a enquete: Você faz o Evangelho no Lar?

Os resultados foram:

1- Sim - 40%
2- Não - 0%
3- Quero aprender - 60%

Agradeço a participação de todos.

Agora, respondam a terceira enquete que já está no ar - Você já leu O Livro dos Espíritos?

Muita paz.

sexta-feira, 5 de março de 2010

O Evangelho Segundo o Espiritismo


O Evangelho Segundo o Espiritismo é indubitavelmente uma fonte inesgotável de luz, de paz e sabedoria. É um código de moral universal, conforme afirmativa de Allan Kardec na introdução da obra, item 1. É um livro luminífero, onde nós encontraremos as principais orientações existenciais, propostas pelo Modelo e Guia para toda a humanindade - Jesus, o Médico das nossas almas aflitas, o nosso Amigo incondicional de todas as horas.

Dentre as magníficas passagens desta obra sagrada, a que eu, particularmente mais admiro e que tenho tentado estudar, meditar, reflexionar ao longo dos anos, desde que amadurecido abracei a Doutrina Espírita, buscando conhecer e superar as minhas imperfeições morais, é a descrição do Homem de Bem, que por hora reproduzo na íntegra, compartilhando com vocês, amigos leitores que têm acompanhando meu blog.


O Evangelho Segundo o Espiritismo
Capítulo XVII - Sede Perfeitos

O Homem de Bem

3. O verdadeiro homem de bem é o que cumpre a lei de justiça, de amor e de caridade, na sua maior pureza. Se ele interroga a consciência sobre seus próprios atos, a si mesmo perguntará se violou essa lei, se não praticou o mal, se fez todo o bem que podia, se desprezou voluntariamente alguma ocasião de ser útil, se ninguém tem qualquer queixa dele; enfim, se fez a outrem tudo o que desejara lhe fizessem.

Deposita fé em Deus, na Sua bondade, na Sua justiça e na Sua sabedoria. Sabe que sem a Sua permissão nada acontece e se Lhe submete à vontade em todas as coisas.

Tem fé no futuro, razão por que coloca os bens espirituais acima dos bens temporais.

Sabe que todas as vicissitudes da vida, todas as dores, todas as decepções são provas ou expiações e as aceita sem murmurar.

Possuído do sentimento de caridade e de amor ao próximo, faz o bem pelo bem, sem esperar paga alguma; retribui o mal com o bem, toma a defesa do fraco contra o forte, e sacrifica sempre seus interesses à justiça.

Encontra satisfação nos benefícios que espalha, nos serviços que presta, no fazer ditosos os outros, nas lágrimas que enxuga, nas consolações que prodigaliza aos aflitos. Seu primeiro impulso é para pensar nos outros, antes de pensar em si, é para cuidar dos interesses dos outros antes do seu próprio interesse. O egoísta, ao contrário, calcula os proventos e as perdas decorrentes de toda ação generosa.

O homem de bem é bom, humano e benevolente para com todos, sem distinção de raças, nem de crenças, porque em todos os homens vê irmãos seus.

Respeita nos outros todas as convicções sinceras e não lança anátema aos que como ele não pensam.

Em todas as circunstâncias, toma por guia a caridade, tendo como certo que aquele que prejudica a outrem com palavras malévolas, que fere com o seu orgulho e o seu desprezo a suscetibilidade de alguém, que não recua à idéia de causar um sofrimento, uma contrariedade, ainda que ligeira, quando a pode evitar, falta ao dever de amar o próximo e não merece a clemência do Senhor.

Não alimenta ódio, nem rancor, nem desejo de vingança; a exemplo de Jesus, perdoa e esquece as ofensas e só dos benefícios se lembra, por saber que perdoado lhe será conforme houver perdoado.

É indulgente para as fraquezas alheias, porque sabe que também necessita de indulgência e tem presente esta sentença do Cristo: “Atire-lhe a primeira pedra aquele que se achar sem pecado.”

Nunca se compraz em rebuscar os defeitos alheios, nem, ainda, em evidenciá-los. Se a isso se vê obrigado, procura sempre o bem que possa atenuar o mal.

Estuda suas próprias imperfeições e trabalha incessantemente em combatê-las. Todos os esforços emprega para dizer, no dia seguinte, que alguma coisa traz em si de melhor do que na véspera.

Não procura dar valor ao seu espírito, nem aos seus talentos, a expensas de outrem; aproveita, ao revés, todas as ocasiões para fazer ressaltar o que seja proveitoso aos outros.

Não se envaidece da sua riqueza, nem de suas vantagens pessoais, por saber que tudo o que lhe foi dado pode ser-lhe tirado.

Usa, mas não abusa dos bens que lhe são concedidos, sabe que é um depósito de que terá de prestar contas e que o mais prejudicial emprego que lhe pode dar é o de aplicá-lo à satisfação de suas paixões.

Se a ordem social colocou sob o seu mando outros homens, trata-os com bondade e benevolência, porque são seus iguais perante Deus; usa da sua autoridade para lhes levantar o moral e não para os esmagar com o seu orgulho.

Evita tudo quanto lhes possa tornar mais penosa a posição subalterna em que se encontram.

O subordinado, de sua parte, compreende os deveres da posição que ocupa e se empenha em cumpri-los conscienciosamente. (Cap. XVII, nº 9.)

Finalmente, o homem de bem respeita todos os direitos que aos seus semelhantes dão as leis da Natureza, como quer que sejam respeitados os seus.

Não ficam assim enumeradas todas as qualidades que distinguem o homem de bem; mas, aquele que se esforce por possuir as que acabamos de mencionar, no caminho se acha que a todas as demais conduz.

segunda-feira, 1 de março de 2010

Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita

 
Allan Kardec

- Conceito e Objetivo

O ESDE - Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita - é uma reunião privativa de grupos, a qual objetiva o estudo metódico, contínuo e sério do Espiritismo, com programação fundamentada na Codificação Espírita.

Embora seja óbvio que o seu objetivo é o de estudar o Espiritismo de forma metódica, contínua e séria, com programação fundamentada na Codificação Espírita, não é demais ressaltar esse aspecto, uma vez que, ocasionalmente, se veem tentativas de se incluírem, nos cursos de ESDE, teorias estranhas ao contido nas obras básicas do Espiritismo. Desse modo, é preciso que estejamos sempre alertas, uma vez que o ESDE visa ao Estudo Sistematizado do Espiritismo, e nada mais.

- A importância

A necessidade de sistematização do estudo do Espiritismo foi antevista por Allan Kardec, conforme se lê no Projeto 1868, inserido em Obras Póstumas, in verbis:

"Um curso regular de Espiritismo seria professado com o fim de desenvolver os princípios da Ciência e de difundir o gosto pelos estudos sérios (...) Considero esse curso como de natureza a exercer capital influência sobre o futuro do Espiritismo e sobre suas consequências."

O pensamento espírita, neste ponto, não deixa margem para muita divagação. O conhecimento há de ser limitado, porque somos naturalmente limitados. Mas o espírito progride em conhecimento e em moralidade, cedo ou tarde, como aprendemos em O Livro dos Espíritos – Questão 192.

 Conhecimento... É fruto de longa paciência, de ardorosa boa vontade e de profunda meditação. (DEJEAN, Georges. A Nova Luz).

"O conhecimento espírita é orientação para a vida essencial e profunda do ser. Claro que a evolução é lei para todas as criaturas, mas o Espiritismo intervém no plano da consciência, ditando normas de comportamento suscetíveis de traçar caminhos retos à ascensão da alma, sem necessidade de aventuras nos labirintos da ilusão que correspondem a curvas aflitivas de sofrimento." (Chico Xavier, da obra Agenda Cristã, ditada pelo Espírito André Luiz)

Então, à medida que o Espírito desenvolve todo o seu potencial, não apenas intelectual, mas também moralmente, tem mais possibilidade de avançar no conhecimento. Se não pode chegar à essência absoluta das coisas porque não tem instrumentos adequados a este tipo de inquirição, pelo menos adquire uma visão mais lúcida e cada vez mais profunda e ampliada.

"O conhecimento real não é construção de alguns dias. É obra do tempo." (Chico Xavier, da obra Agenda Cristã, ditada pelo Espírito André Luiz)

- Consequências

Não obstante a definição muito clara do seu objetivo, que é o de estudar a Doutrina Espírita, o ESDE traz consequências bastante amplas para aqueles que dele participam. Essas consequências podem-se resumir da seguinte maneira:

- facilita a reforma íntima;
- garante a unidade de princípios doutrinários espíritas;
- proporciona propagação da Doutrina Espírita nas bases em que foi codificada;
- desenvolve a fé raciocinada;
- segurança;
- serenidade;
- equilíbrio;
- autoridade.

- Metodologia

1. O (...) “estudo de uma doutrina, qual a Doutrina Espírita (...), só pode ser feita com utilidade por homens sérios, perseverantes, livres de prevenções e animados de firme e sincera vontade de chegar a um resultado.” KARDEC, Allan. O Livro dos Espíritos. Introdução VIII.

2. “O que caracteriza um estudo sério é a continuidade que se lhe dá (...). Quem deseje tornar-se versado numa ciência tem que estudar metodicamente, começando pelo princípio e acompanhando o encadeamento e o desenvolvimento das idéias.” KARDEC, Allan. O Livro dos Espíritos. Introdução VIII.

- Conteúdo Programático


Programa Fundamental - Tomo I

1º Livro de Estudo

Módulo I: Introdução ao estudo do Espiritismo
Módulo II: A codificação espírita
Módulo III: Deus
Módulo IV: Existência e sobrevivência do Espírito
Módulo V: Comunicabilidade dos Espíritos
Módulo VI: Reencarnação
Módulo VII: Pluralidade dos mundos habitados
Módulo VIII: Lei divina ou natural
Módulo IX: A lei de adoração.

São conteúdos doutrinários existentes em O Livro dos Espíritos: introdução, primeira, segunda e terceira partes.


Programa Fundamental - Tomo II

2º Livro Estudo

Módulo X: Lei de liberdade
Módulo XI: Lei de progresso
Módulo XII: Lei de sociedade e Lei do trabalho
Módulo XIII: Lei de destruição e Lei de conservação
Módulo XIV: Lei de igualdade
Módulo XV: Lei de reprodução
Módulo XVI: Lei de justiça, amor e caridade
Módulo XVII: A Perfeição Moral
Módulo XVIII: Esperanças e Consolações

São conteúdos doutrinários existentes em O Livro dos Espíritos: terceira e quarta partes.


Programa Complementar - Tomo Único
 
 
3º Livro de Estudo


Módulo I: Vida no mundo espiritual
Módulo II: Fluidos e perispírito
Módulo III: O fenômeno de intercomunicação mediúnica
Módulo IV: Dos médiuns
Módulo V: Da prática mediúnica
Módulo VI: Obsessão e desobsessão
Módulo VII: Fenômenos de emancipação da alma
Módulo VIII: A evolução do pensamento religioso
Módulo IX: Movimento Espírita e Unificação

São conteúdos doutrinários existentes em O Livro dos Espíritos: segunda parte.

Conteúdo da Federação Espírita Brasileira

Aqueles que podem ser considerados como Centros Espíritas sérios, responsáveis, comprometidos com o Movimento Espírita, preocupados com a qualidade e a pureza doutrinária, fiéis seguidores da proposta Kardequiana, oferecem de forma gratuita o ESDE a todas as pessoas interessadas. Inclusive incentivando a sua participação nos grupos de estudos, afim de disseminar o conhecimento do Espiritismo.

O investimento para quem se propõe a participar do ESDE, é a compra dos livros de estudos, que custam na faixa de R$ 16,00 até R$ 20,00 a depender do local onde serão adquiridos, do seu tempo e da sua boa vontade em se instruir, seguindo aquela orientação de Jesus, contida no Evangelho de João (8:32) quando Ele nos orientou:

"... e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará."